Limpeza de fossa séptica: qual a periodicidade?

Em dúvida sobre qual a periodicidade ideal para limpeza de fossa séptica? Venha ler este artigo especial que preparamos para você e confira essa e muito mais dicas.

Apesar de o sistema de tratamento de esgoto já estar presente em muitas cidades, a fossa séptica ainda faz parte do cotidiano de diversas propriedades, principalmente de locais mais afastados, como zonas rurais, por exemplo.

A fossa séptica nada mais é que a primeira estação de tratamento do esgoto, responsável por fazer a divisão da parte sólida e líquida desses efluentes. A partir do material sólido é formado o lodo, que acumula no fundo da fossa e precisa ser retirado periodicamente, para o bom funcionamento do sistema.

 

Qual deve ser a periodicidade da limpeza de fossa séptica?

A periodicidade vai depender do número de pessoas que moram em sua casa, do tamanho do reservatório que possui, a quantidade de efluentes liberados diariamente, entre outros fatores.

Entretanto, é aconselhável que a limpeza de fossa séptica seja realizada, ao menos, uma vez ao ano. No intervalo desse período, esteja sempre atento ao nível de rejeitos presentes na fossa, para que ela não transborde.

A falta de manutenção da fossa séptica pode ocasionar proliferação de pragas, mau odor e transbordamento de efluentes, o que prejudica seriamente o meio ambiente. Além disso, essa negligência dificulta o funcionamento do sistema, o que pode fazer com que o esgoto retorne para a tubulação.

Por isso, nada de adiar a manutenção da sua fossa séptica! Ligue para a Desentupidora Curitiba América (41) 3082-8283