Dúvidas sobre a instalação da fossa séptica biodigestora

1. O que é a Fossa Séptica Biodigestora?

A Fossa Séptica Biodigestora é um sistema de biodigestão anaeróbia, que sob condições especiais de utilização, manejo e dimensionamento, trata especificamente esgotos domésticos oriundos do vaso sanitário (chamados tecnicamente de “águas negras”) de uma residência rural. Este sistema gera, no final do processo um efluente líquido que pode ser utilizado como um biofertilizante na agricultura.

2. O que é a biodigestão anaeróbia?

Abiodigestão anaeróbia é um processo natural em que, na ausência do ar, microrganismos utilizam a matéria orgânica biodegradável para obter tanto energia quanto matéria prima para reprodução. Tem como produtos principais o gás carbônico e o gás metano, bem como matéria orgânica sólida ou solúvel estabilizada. O processo reduz sólidos, microrganismos patogênicos e trata o esgoto.

3. É difícil realizar a manutenção da Fossa Séptica Biodigestora?

Não, uma vez instalado o sistema, sua manutenção é muito simples, bastando apenas a adição mensal de uma mistura de água e fezes bovinas frescas (que contém as bactérias que estimulam o tratamento do efluente) e os cuidados com relação à limpeza do banheiro (não usar produtos desinfetantes agressivos como água sanitária, pinho sol, pastilhas desinfetantes etc.).

4. É necessário esgotar a Fossa Séptica Biodigestora com um caminhão limpa-fossa?

Não, a Fossa Séptica Biodigestora tem boa eficiência na redução de sólidos e não acumula lodo ou materiais sólidos que necessitem ser bombeados ou retirados com caminhão limpa-fossa. Esse efeito ocorre em função de vários fatores, tais como: configuração hidráulica dos tubos de entrada e saída, atuação das fezes bovinas frescas na degradação da matéria orgânica, entre outros.

5. quais são os critérios para a instalação da Fossa Séptica Biodigestora?

A Embrapa recomenda os seguintes critérios para escolha do local a ser instalada:

a) Possuir água na residência da propriedade.

b) Possuir banheiro com vaso sanitário e água encanada.

c) O esgoto do vaso sanitário deve estar separado do restante do esgoto da residência.

d) O imóvel rural tem que ser de uso permanente (não pode ser chácara de final de semana ou veraneio).

e) O local de instalação da Fossa Séptica Biodigestora não pode ser localizado em área alagável.

f) Possuir fezes bovinas frescas na propriedade ou, em último caso nas proximidades (5 litros, para a aplicação mensal).

g) Possuir área para aplicação do efluente tratado: pomar, capineira, etc.

Limpeza de fossa séptica biodigestora

A Desentupidora Curitiba América realiza desentupimentos em Curitiba e limpeza de fossas em Curitiba. Ligue para (41) 3082-8283.