Limpeza de fossa séptica: qual a periodicidade?

Em dúvida sobre qual a periodicidade ideal para limpeza de fossa séptica? Venha ler este artigo especial que preparamos para você e confira essa e muito mais dicas.

Apesar de o sistema de tratamento de esgoto já estar presente em muitas cidades, a fossa séptica ainda faz parte do cotidiano de diversas propriedades, principalmente de locais mais afastados, como zonas rurais, por exemplo.

A fossa séptica nada mais é que a primeira estação de tratamento do esgoto, responsável por fazer a divisão da parte sólida e líquida desses efluentes. A partir do material sólido é formado o lodo, que acumula no fundo da fossa e precisa ser retirado periodicamente, para o bom funcionamento do sistema.

 

Qual deve ser a periodicidade da limpeza de fossa séptica?

A periodicidade vai depender do número de pessoas que moram em sua casa, do tamanho do reservatório que possui, a quantidade de efluentes liberados diariamente, entre outros fatores.

Entretanto, é aconselhável que a limpeza de fossa séptica seja realizada, ao menos, uma vez ao ano. No intervalo desse período, esteja sempre atento ao nível de rejeitos presentes na fossa, para que ela não transborde.

A falta de manutenção da fossa séptica pode ocasionar proliferação de pragas, mau odor e transbordamento de efluentes, o que prejudica seriamente o meio ambiente. Além disso, essa negligência dificulta o funcionamento do sistema, o que pode fazer com que o esgoto retorne para a tubulação.

Por isso, nada de adiar a manutenção da sua fossa séptica! Ligue para a Desentupidora Curitiba América (41) 3082-8283

Limpa fossa Curitiba

Esgotamento de fossa: tudo o que você precisa saber

Você já ouviu falar em esgotamento de fossa? Esse é um procedimento bastante comum, também conhecido como limpa-fossa ou simplesmente limpeza de fossa, ele consiste em retirar os dejetos dentro da fossa séptica para evitar o seu funcionamento.

A fossa séptica é uma estrutura importantíssima e fundamental para o dia a dia de muitos locais, principalmente aqueles afastados de grandes centros urbanos e que não contam com a coleta de esgoto.

Empresa de Limpeza de Fossas Sépticas em Curitiba (41) 3082-8283

A Desentupidora América – Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283 é especializada em desentupimentos residenciais, comerciais e industriais, com mais de 30 anos de experiência.

 

Esgotamento de fossa – O que você precisa saber

A fossa séptica é um sistema complexo de tratamento de esgoto, mesmo que seja usado em ambientes considerados mais “simples”. Apesar de não estar ligada com a rede de esgoto e com um sistema de tratamento moderno, existe uma série e procedimentos que tornam a fossa um sistema complexo.

Como funciona a fossa séptica

É muito importante entender como a fossa séptica funciona para saber o porque a limpeza e o esgotamento são tão importantes. Inicialmente, através de um processo de decantação, a fossa séptica faz a divisão dos resíduos sólidos do esgoto.

Ela retém os efluentes de uma casa em sua primeira “câmara”.  Durante este primeiro momento, o material sólido acaba sedimentando no fundo da fossa, formando o lodo, enquanto a parte líquida permanece acima dessas substâncias, flutuando na água.

A partir deste momento se dá uma complexa cadeia de eventos desencadeados por bactérias anaeróbicas. Esses micro-organismos trabalham para anular a nocividade do material presente na água.  Esse processo reduz os resíduos sólidos, líquidos e estabiliza a ação dos gases. A partir deste momento é possível jogar o líquido de volta à natureza sem contaminações.

Durante todo esse procedimento, os gases devem escapar através de estruturas criadas na própria fossa.

O lodo que fica no fundo da fossa séptica é o material sólido que não pôde ser decomposto durante esse processo. O seu retorno para o ambiente pode causar danos e a exposição aos humanos traz doenças. Por isso que a manutenção e limpeza da fossa são tão importantes.

Como é feito o esgotamento de fossa séptica

Como mencionamos, o material que sobre dentro da fossa pode ser prejudicial para o meio ambiente, por isso ele precisa ser esgotado e limpo de maneira correta e -nunca ser descartado no meio ambiente-. Cada fosse tem suas particularidades para limpezas, porém, existe um certo padrão para o procedimento.

  • A primeira etapa é a abertura das tampas da fossa, para que os gases possam escapar. Esse é um procedimento que não demora muito, mas é uma importante medida de segurança para garantir o bem-estar do operador dos equipamentos de limpeza.
  • Com os gases liberados, é usada uma mangueira de sucção para retirar os resíduos sólidos de dentro da fossa. Geralmente essa sucção é feita através do uso do caminhão limpa-fossa. Esse caminhão, além da mangueira de sucção, também conta com um contêiner especializado para esse tipo de material, que garante que não haverá derrame durante o transporte.
  • Agora, a empresa que realizou a limpeza deve sempre levar o dejeto até um aterro licenciado para realizada o despejo.

Pronto! Com isso a fossa está limpa e pronta para ser utilizada por mais um tempo.

Qual a periodicidade para esgotamento de fossa?

A periodicidade do esgotamento de fossa séptica não é uma ciência exata, afinal, isso depende de diferentes fatores que envolvem o uso da fossa, a quantidade de pessoas no ambiente, o tamanho do ambiente, o tamanho da fossa e outros fatores.

A melhor forma é calcular de acordo com as informações do fabricante ou então do responsável pela construção da fossa séptica.

Apesar da falta de periodicidade exata, é recomendado que as fossas sejam esvaziadas em um período trienal, ou seja de 3 em 3 anos para evitar problemas. Caso o uso seja moderado, com uma família de até 4 pessoas.

Ambientes com mais de 4 pessoas, recomenda-se um tratamento de 1 vez por ano ou então a cada 6 meses. É preciso observar a necessidade de cada estrutura e sempre seguir as recomendações do fabricante.

Conte com a Desentupidora Curitiba América para limpeza periódica de fossas sépticas!

A Desentupidora América – Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283 é especializada em desentupimentos e limpa fossa em Curitiba região metropolitana.

 

Dúvidas sobre a instalação da fossa séptica biodigestora

1. O que é a Fossa Séptica Biodigestora?

A Fossa Séptica Biodigestora é um sistema de biodigestão anaeróbia, que sob condições especiais de utilização, manejo e dimensionamento, trata especificamente esgotos domésticos oriundos do vaso sanitário (chamados tecnicamente de “águas negras”) de uma residência rural. Este sistema gera, no final do processo um efluente líquido que pode ser utilizado como um biofertilizante na agricultura.

2. O que é a biodigestão anaeróbia?

Abiodigestão anaeróbia é um processo natural em que, na ausência do ar, microrganismos utilizam a matéria orgânica biodegradável para obter tanto energia quanto matéria prima para reprodução. Tem como produtos principais o gás carbônico e o gás metano, bem como matéria orgânica sólida ou solúvel estabilizada. O processo reduz sólidos, microrganismos patogênicos e trata o esgoto.

3. É difícil realizar a manutenção da Fossa Séptica Biodigestora?

Não, uma vez instalado o sistema, sua manutenção é muito simples, bastando apenas a adição mensal de uma mistura de água e fezes bovinas frescas (que contém as bactérias que estimulam o tratamento do efluente) e os cuidados com relação à limpeza do banheiro (não usar produtos desinfetantes agressivos como água sanitária, pinho sol, pastilhas desinfetantes etc.).

4. É necessário esgotar a Fossa Séptica Biodigestora com um caminhão limpa-fossa?

Não, a Fossa Séptica Biodigestora tem boa eficiência na redução de sólidos e não acumula lodo ou materiais sólidos que necessitem ser bombeados ou retirados com caminhão limpa-fossa. Esse efeito ocorre em função de vários fatores, tais como: configuração hidráulica dos tubos de entrada e saída, atuação das fezes bovinas frescas na degradação da matéria orgânica, entre outros.

5. quais são os critérios para a instalação da Fossa Séptica Biodigestora?

A Embrapa recomenda os seguintes critérios para escolha do local a ser instalada:

a) Possuir água na residência da propriedade.

b) Possuir banheiro com vaso sanitário e água encanada.

c) O esgoto do vaso sanitário deve estar separado do restante do esgoto da residência.

d) O imóvel rural tem que ser de uso permanente (não pode ser chácara de final de semana ou veraneio).

e) O local de instalação da Fossa Séptica Biodigestora não pode ser localizado em área alagável.

f) Possuir fezes bovinas frescas na propriedade ou, em último caso nas proximidades (5 litros, para a aplicação mensal).

g) Possuir área para aplicação do efluente tratado: pomar, capineira, etc.

Limpeza de fossa séptica biodigestora

A Desentupidora Curitiba América realiza desentupimentos em Curitiba e limpeza de fossas em Curitiba. Ligue para (41) 3082-8283.

Desentupimento e limpeza de filtro anaeróbio Curitiba

A limpeza de filtro anaeróbio é necessária porque permite o melhor desempenho das fossas sépticas

Os filtros anaeróbios são reatores biológicos onde o esgoto é depurado por meio de microorganismos anaeróbios e devem ser limpos anualmente para garantir melhor utilização e eficiência do sistema.

As fossas sépticas são estruturas bastante comuns em residências, mas elas também podem ser instaladas em estabelecimentos comerciais. Destinadas a fazer o tratamento do esgoto sanitário desses espaços, as fossas sépticas são divididas em compartimentos onde cada um é responsável por realizar uma etapa diferente.

Dentre eles, o filtro anaeróbio também possui o seu papel durante o tratamento pois nele é realizado a decomposição de todos os componentes coletados. Dessa forma, a limpeza de filtro anaeróbio é um serviço que deve ser feito regularmente para que as fossas sépticas não tenham o seu funcionamento prejudicado e assim possam continuar desempenhando o seu trabalho.

Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283

Entre em contato conosco para fazer um orçamento do serviço de limpeza de filtros anaeróbios em Curitiba.

Desentupidora de Fossa Curitiba (41) 3082-8283

Limpeza de Fossa: Realizamos serviços de Limpa fossa em Curitiba e Região metropolitana, Nossos caminhões Limpa Fossa são equipados com Bomba e tanque de vácuo, com capacidade para pequenas até grandes fossas sépticas, sumidouros, poços mortos e resíduos de natureza orgânica.

Serviços de Limpa Fossa Curitiba

Fossas Sépticas, tanques de decantação, caixa de gordura, poços de recalque, bacias de tratamento, Banheiros Químicos, Estações de tratamento de esgotos em Geral.

Limpa Fossa Séptica, Limpeza de Fossa Negras, Limpa Fossa de Sumidouros, Os resíduos domésticos e não domésticos provenientes de indústrias, comércios, residências e condomínios são descartados na estação de tratamento da SANEPAR, colaborando para a harmonia do meio ambiente, assim como para atividades químicas e industriais.

A Desentupidora e Limpa Fossa América executa serviços de limpeza de Fossas sépticas, fossas negras, sumidouro e outros compartimentos de tratamento de água e esgoto. Nossa empresa disponibiliza de caminhões com equipamentos de Auto-Vácuo, e bomba de sucção nos tanques.

Empresa de Desentupidora de Fossa Curitiba

Ligue para (41) 3082-8283 para solicitar um orçamento grátis de limpeza de fossa em Curitiba. A Limpa Fossa Curitiba preza pelo meio ambiente e pela completa satisfação de nossos clientes.

Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283

Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283 América também conta com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de desentupimento, limpeza de fossa e caça vazamentos.

  • HIDROJATEAMENTO CURITIBA
  • ROTO-ROOTER CURITIBA
  • FILMAGEM DE TUBULAÇÕES CURITIBA
  • CAÇA-VAZAMENTOS CURITIBA

A Desentupidora Curitiba América é especializada em desentupimentos residenciais, comerciais e industriais – Desentupimento e Limpa Fossa Curitiba (41) 3082-8283

Desentupidora Curitiba 24 Horas
Seu problema é urgente? Nós estamos disponíveis 24h, basta ligar ou mandar um WhatsApp

Rapidez
Temos várias equipes em Curitiba e Região. Chegamos em sua casa ou empresa entre 20 a 50 minutos.

Orçamento grátis
Fazemos orçamentos sem custo ou compromisso de fechamento em todos os bairros de Curitiba e região

Parcelamentos em até 10x
Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cheque ou cartão de crédito em até 10 x sem juros!

Equipamentos novos
Nossos equipamentos são novos e modernos. Resolvemos seu problema rapidamente e sem quebra-quebra!

Destino correto de resíduos
Nos preocupamos com o meio ambiente. Por isso damos o destino correto para os resíduos gerados pelo seu atendimento.

Desentupidora em Curitiba

A desentupidora Curitiba América oferece serviços de desentupimento em Curitiba, orçamento e visita grátis, além de todos os diferenciais abaixo:

Atendimento 24 horas

Ninguém sabe a hora que um cano entupido ou um vazamento de água pode aparecer. E ter a disposição uma desentupidora 24 horas pode evitar prejuízos financeiros e a saúde dos moradores da região.


Desentupidora Curitiba Orçamento grátis

Pagar apenas por informações é um infortúnio que ninguém deseja ter. Além do mais, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito as informações sobre produtos e serviços. Portanto, empresas que oferecem orçamento grátis merecem sua atenção. Faça seu orçamento com a Desentupidora Curitiba América, ligue: (41) 3082-8283.


Técnicas e Equipamentos de desentupimento

Preocupação com o meio ambiente,  conjunto de técnicas específicas e o uso de equipamentos de última geração, é outro aspecto importante que a Desentupidora Curitiba América preza.


Frota própria de desentupidora

Existem empresas que alugam caminhões para a realização de serviços de desentupidora, o que pode resultar em problemas ao contratante – desde atrasos, até falhas na execução do trabalho. Por isso a Desentupidora em Curitiba América faz questão de ter sua própria frota de veículos, garantindo um atendimento rápido, eficiente e de qualidade.

Limpeza de caixa de contenção pluvial – Desentupidora Curitiba

Todo condomínio residencial, indústria e até mesmo residência novas possuem essa caixa de contenção pluvial.

Funciona como uma grande caixa reservatório de água afim de armazenar toda água da chuva, principalmente quando tempestades e grandes volumes de água, para que não venha sobrecarregar o rios e córregos de nossa cidade, trazendo transtornos de alagamento e enchentes, então, esta caixa acumula toda água daquela chuva momentânea de 10 a 20 minutos e depois ela vai escoando aos poucos num tempo e quantidade menor de água.

Cobrimos qualquer orçamento de Desentupidora Curitiba, além de visita gratuita. Agende uma visita!

Também é preciso ser feito uma limpeza periódica na caixa de contenção pluvial, assim como faz na caixa da água, para que esta função de conter as águas de chuvas, funcione corretamente!

A Desentupidora Curitiba realiza serviços de drenagem, hidrojateamento e desentupimento de caixa de contenção de cheias.

Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283 e região metropolitanaDesentupidora 24 Horas Curitiba

Na imagem: Caixa de água de chuva, caixa de água potável, filtro auto limpante, descarte primeiras águas, filtro, limpeza, extravasor ladrão e drenagem superficial da caixa de contenção de água pluvial em condomínio.

 

Limpeza de fossa pode ser antecipada devido a entupimentos

A manutenção e limpeza de fossa são essenciais para um bom funcionamento dos tanques sépticos, primeiro destino quando nos referimos ao esgoto doméstico. Uma simples obstrução no local, quando não tratada corretamente pode causar um transtorno grave em sua casa. Daí a importância em realizar a limpeza de fossa como ação corretiva, mas principalmente preventiva. A limpeza regular garante o funcionamento correto da fossa, mantendo a limpeza e a higiene da casa e do quintal.

Esqueça aquela ideia de fazer sozinho a limpeza de fossa. O grande volume de material a ser retirado da fossa impossibilita a realização da limpeza de fossa por conta própria. Sem contar que você não terá meios adequados nem de manuseio nem mesmo onde depositar este material para posterior tratamento.

Para limpar fossa o correto é contratar uma empresa de limpeza de fossa. Elas contam com caminhões especialmente desenvolvidos para isso e funcionários treinados que farão a limpeza sem riscos de contaminação do ambiente. Também é importante lembrar que as empresas de limpeza de fossa irão encaminhar todo o material coletado na fossa para o devido tratamento de esgotos, assim não causando danos ao meio ambiente.

Conte sempre com a Desentupidora Curitiba América para limpeza de fossa em Curitiba.

Conheça a fossa séptica biodigestora, tecnologia de saneamento rural

Cerca de 30 milhões de habitantes brasileiros vivem em área rural. E, de acordo com pesquisas, apenas 22% têm acesso a serviços adequados de saneamento básico. Levando estes dados em consideração, a Embrapa desenvolveu a fossa séptica biodigestora, que serve para tratar o esgoto do vaso sanitário das residências rurais.

Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural desta quinta-feira (22) entrevista Carlos Renato Marmo, supervisor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação. Segundo ele, o hábito na área rural é cavar um buraco e jogar o esgoto. Porém, a medida acaba contaminando o poço, os mananciais e as nescentes.

“Por ter propriedades muito dispersas, as pessoas têm a sensação que não tem problema, mas tem problema sim. Têm muitas residências rurais com índice de doenças, diarreias e hepatite, que são transmitidas pela falta de saneamento. Os habitantes da área rural estão mais suscetíveis ”, ressalta.

Carlos chama atenção para a necessidade de se investir em saneamento, já que o custo é muito baixo em relação ao benefício. “A doença sai mais caro que a tecnologia”, alerta.

A fossa séptica, após montagem, se resume na aplicação de esterco bovino seco, uma vez por mês, que reage com o esgoto humano, digerindo toda matéria sólida.

A Desentupidora Curitiba realiza serviços de limpeza de fossa e limpa fossa Curitiba. Ligue: (41) 3082-8283

Fonte

A importância da manutenção preventiva da limpeza de fossa

As atividades relacionadas à atuação das desentupidoras cresceram mesmo nos últimos anos de crise da economia brasileira. Isso aconteceu em função da importância dos seus serviços, indispensáveis na vida cotidiana doméstica e industrial.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), inclusive, problemas com saneamento podem trazer prejuízos à produtividade nas empresas. Além disso, é claro, o valor do imóvel é prejudicado na ausência de condições básicas.

Apesar de acontecer em residências, uma condição que acomete notadamente o ambiente industrial é o de entupimento de fossa. Quando isso acontece, prejudica todo o tratamento de esgoto, comprometendo a saúde de todos.

O que são as fossas sépticas?

A fossa séptica nada mais é do que um sistema de tratamento do esgoto. Elas recebem, principalmente em ambiente empresarial, um volume alto de resíduos. No entanto, a fonte também pode ser doméstica, onde também deve haver um grande cuidado de manutenção preventiva.

A finalidade das fossas é a de funcionar como se fosse uma primeira etapa no tratamento dos dejetos. Uma vez que os resíduos cheguem nelas, haverá uma separação simples entre aquilo que é sólido e o que é líquido.

Segundo definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), existem três tipos de fossas. São elas a de câmara única, a de câmaras sobrepostas e a de câmaras em série. A sua instalação deve ser feita de acordo com a norma NBR-7229.

Entenda a limpeza de fossa

Por conseguinte, assim como todos os demais serviços e utilitários que servem no tratamento de água e esgoto, é usual haver entupimento, algo até esperado. Isso ocorre em função do volume de resíduos que a fossa recebe.

Para evitar que haja o entupimento, o mais indicado são as manutenções preventivas. Uma vez que é difícil saber o que se passa na fossa sem um trabalho especializado, contrata-se o serviço de desentupidoras, capacitadas com pessoal técnico e maquinário capazes de efetuar uma avaliação do local.

Quando a fossa conta com serviços de manutenção periódicos e está em bom estado, os benefícios acabam sendo levados a todo ramal a que ela está ligada. Isso porque quando há entupimento num local, é comum que no resto ocorra o mesmo, deixando o serviço mais complexo e mais custoso. Resume-se, ademais, os principais benefícios da limpeza de fossa:

  • Evitar o mau cheiro
  • Prevenir a chegada de insetos (como moscas, principalmente)
  • Impedir a contaminação da água e do solo
  • Evitar doenças
  • Prevenir problemas mais graves na tubulação e no ramal
  • Evitar que o serviço se torne mais difícil e mais caro

Agora você não precisa mais se preocupar com problemas de fossa entupida, ligue para a Desentupidora Curitiba América e agende sua visita. Orçamento grátis: (41) 3082-8283

 

Limpa Fossa Curitiba

Limpeza de fossa geral em todos os bairros de Curitiba. Trabalhamos com caminhões de auto vácuo, de 4, 6 e 10 mil litros. Limpezas de ralos, caixas de gordura e limpezas de fossas sépticas em geral e limpeza de poço de recalque. A empresa Desentupidora América em Curitiba, traz um serviço de limpa fossa rápido e eficaz, com garantia e segurança para o cliente. A empresa disponibiliza de caminhões com auto vácuo além de combinação de hidrojato, que facilita nos desentupimentos e sucção para limpeza de fossa. Todo o serviço pode e deve ser acompanhado pelo cliente, assim que terminado o serviço o próprio técnico mostra e verifica que está tudo em perfeitas condições de uso. Ligue agora mesmo e solicite orçamento, estamos com preços especiais. Ligue e confira. Limpa Fossa Curitiba 41 3626-1470 sempre visando melhor atendimento. Desentupidora 24 horas Curitiba

limpa fossa Curitiba
limpa fossa Curitiba