A pia não desce água? Saiba como desentupir com a Desentupidora Curitiba

Escoamento de água lento na pia, ralo e mesmo no vaso sanitário indicam que há algum problema, entupimentos e obstruções parciais, que precisam de manutenção e de serviços de desentupidora para desentupir pia e desobstrução de canos.

Nem totalmente entupida, mas com pouca vazão de água pelo ralo. Se a pia da sua cozinha está assim, provavelmente* o sifão está com sujeira acumulada. O sifão de pia é aquela peça que fica logo abaixo da pia e tem a função conectá-la com o ponto de esgoto. O formato é estratégico: serve para impedir o retorno do mau cheiro. Além de ajudar no bom funcionamento na sua cozinha, outro ponto positivo do sifão é que ele pode ser removido e limpo facilmente.

A água que não escoa rapidamente ou borbulha é o primeiro sinal de que há um problema. “Isso indica que o encanamento está com problemas de estrangulamento do diâmetro em decorrência da impregnação de gorduras ou resíduos de alimentos ou por causa do acúmulo de cabelos ou outros objetos que entopem os sifões e conexões”, diz. Na cozinha, o acúmulo de gordura na caixa de gordura específica para isso por falta de limpeza regular também causa entupimento.”

Usar arames ou objetos pontiagudos para desobstruir os canos pode gerar mais problemas. Na cozinha, deve haver uma caixa de gordura e as tubulações devem ter diâmetros adequados e inclinações mínimas. Isso possibilita o escoamento com velocidade suficiente para evitar a sedimentação e impregnação de resíduos nos canos.

Antes de correr com o desentupidor pela casa, é bom checar as peças de ligação, como sifões. Se não houver problema, mão na massa: tente resolver o problema com soluções caseiras ou procure ajuda profissional.

Desentupidora Curitiba (41) 3540-0204

A Sanepar lembra que é responsabilidade do dono do imóvel fazer a ligação do esgoto doméstico na rede e promover o escoamento da água de chuva para galerias pluviais. Caso não haja rede de esgoto disponível para aquele endereço, o proprietário também deve providenciar a construção e manutenção de fossas sépticas. A fiscalização de tudo isso fica a cargo das prefeituras.