Quem paga a conta dos vazamentos em banheiros entre apartamentos?

postado em: Desentupimento Curitiba | 0

Na maioria das vezes, o problema se encontra no encanamento de um dos apartamentos e isso tem reflexo no outro. Mas quem deve providenciar o reparo? Quem paga o material e a mão de obra?

caça vazamento
caça vazamento

Os moradores precisam saber que os prédios têm duas redes de encanamento. Uma delas é chamada de horizontal e liga a coluna principal à unidade condominial por meio dos canos. Trata-se de um uso particular e, diante disso, a responsabilidade pelo conserto e pela conta dos reparos e danos é do proprietário do apartamento em questão. Se este for alugado, o proprietário é o responsável por arcar com as despesas referentes à infiltração encontrada. Mas se o inquilino fez alguma reforma recente e houve perfuração do encanamento, então é ele que paga a conta.

Já a coluna vertical, que é a principal, conduz água e esgoto entre a rua e os andares. Por isso, seu uso é geral e a responsabilidade, neste caso é do condomínio. Ele deve, inclusive, arcar com o custo das obras realizadas nos apartamentos que sofreram avarias devido ao vazamento e infiltração nesta rede.

Antes de qualquer decisão, será necessário avaliar em qual destas duas colunas está o problema a ser resolvido. O síndico do condomínio, quando procurado pelo morador que está se sentindo prejudicado pelo vazamento, deve orientar o reclamante sobre estas hipóteses acima e pedir para que ele tente resolver a questão de forma amigável.

Para evitar estas emergências citadas aqui, cobre do seu condomínio, manutenções e vistorias regulares na estrutura do prédio! Para isso, conte com a Desentupidora Curitiba América! Procura desentupidora para condomínios em Curitiba? Caça Vazamentos e desentupimentos em geral, ligue agora: (41) 3082-8283. A Desentupidora Curitiba América possui toda a estrutura profissional para atendê-lo da forma mais satisfatória.