Para que serve a Caixa de ÁGUA?

A caixa d’água ou reservatório doméstico tem duas finalidades: uma delas é “quebrar” a pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento de água pelo SAAE por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.

Limpeza de Caixa de água Curitiba

A Desentupidora Curitiba América realiza serviços de limpeza de caixa de água e desentupimentos em Curitiba

Com a falta de água, muita gente tem instalado caixas d´água a mais para aumentar a reserva para consumo. Mas, você sabe quais os cuidados na hora de escolher e instalar a caixa?

Você precisa saber qual o volume ideal para seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.

Calcule o tamanho da caixa d´água

As pessoas estão interessadas em saber quanta água as casas e edifícios podem armazenar. Por quantos dias dura a água que está na caixa? Existe uma tabela de referência que dá a estimativa de consumo diário por pessoa, que é usada na construção civil.

Morando numa casa, uma pessoa consome 150l/dia.

Morando num apartamento, uma pessoa consome 200l/dia (como a pressão de água é maior, se consome mais em apartamento).

Outra referência-padrão: cada família tem que ter água na caixa para dois dias. Isso quer dizer que para uma casa com cinco pessoas, uma caixa d’água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros.

Mas nem sempre esse mínimo é seguido. Em muitas residências o tamanho da caixa só abriga água para no máximo um dia.

Agora é só fazer a conta: quanta água sua família precisa para cada dia? Qual o volume da caixa que você já tem em casa? Ela reserva para quantos dias?