Fossa enchendo muito rápido! Serviços de limpa fossa Curitiba

postado em: Desentupimento Curitiba | 0

Fossa é um poço em que são despejados e acumulados dejetos do vaso sanitário em locais onde não possui rede de esgoto disponibilizada pela companhia de saneamento. Existem diversos tipos de fossa, as mais comuns são as fossas sépticas e os poços negros (fossas negras).

Tanto a fossa séptica quanto a fossa negra se utilizam do processo de decomposição/infiltração. A decomposição é efetuada por bactérias que se alimentam dos dejetos sanitários. No entanto as fossas negras não fazem de maneira correta/eficiente, podendo assim contaminar o solo e lençol freático. Em ambos os casos os dejetos descartados são decompostos pelos microorganismos e a água resultante é infiltrada no solo.

Minha fossa está enchendo muito rápido (causas)

Esse problema normalmente é causado pela saturação do solo (fim da vida útil da fossa) ou também pela má utilização da fossa .

Solo Saturado:

A saturação do solo pode demorar vários anos para acontecer ou mesmo nunca acontecer quando o solo é bem drenável e seco. Porém dependendo do terreno em poucos anos o solo pode saturar e não escoar mais a água de dentro da fossa. Quando isso acontece a fossa passa a encher muito rápido, pois a água não tem mais como infiltrar no solo que já se encontra encharcado, gerando assim a necessidade da desativação da mesma e da construção de uma nova fossa.

Mal uso da fossa

A fossa deve ser utilizada “exclusivamente” para o descarte de resíduos do vaso sanitário (esgoto preto ou negro), o esgoto cinza (resíduos da cozinha, água do banho, etc) deve ser descartado separadamente pois mata os microorganismos que decompõem o resíduos sanitários. Além disso a gordura resultante do uso da pia da cozinha fica incrustado nas paredes da fossa, reduzindo a permeabilidade do solo o que faz com que a fossa encha mais rapidamente, pois a água não consegue infiltrar no solo devido a gordura acumulada.

Outras possíveis causas podem ser o excesso de chuvas que encharca o solo, fossas destampadas, descarte de águas de calhas diretamente na fossa.

Como saber se a fossa foi esvaziada completamente

Sempre quando efetuamos a limpeza das fossas fazemos questão de mostrar aos clientes que a mesma foi devidamente esvaziada. Na grande maioria das vezes é possível constatar visualmente que a fossa foi devidamente esvaziada, em casos onde isso não é possível nossos técnicos introduzem uma régua de madeira no orifício de drenagem (por onde se coloca a mangueira de sucção), ao retirá-la da para ver onde o nível da água se encontra. Lembrando que é comum ficar uma pequena marca entre 10 até 30 centímetros dependendo do tamanho da fossa, a mesma é resultante do lodo mais grosso que não pode sugado durante a limpeza (nele ficam os microorganismos decompositores necessários para o bom funcionamento da fossa).

Limpeza de Fossa Curitiba

É importante realizar a limpeza de fossa séptica periodicamente para enviar problemas maiores em sua fossa residencial. Conte com os serviços de desentupimento e limpa fossa de uma desentupidora especializada:

DesentupidoraAmerica.com.br (41) 3082-8283 Desentupidora Curitiba