Falta de manutenção de canos da rede pluvial atrapalha escoamento da água

Fonte

A maré não tem grande parcela de culpa. Até porque o sistema de drenagem, quando é calculado, é levado em consideração que é uma cidade litorânea sob o efeito da maré. Além disso, quando a maré desceu e a chuva terminou, as ruas continuaram com água empoçada”, ressaltou Canedo.

Em entrevista concedida no Centro de Operações Rio (COR) no fim da manhã de segunda-feira (26), Messina afirmou que, no pico da maré alta, caíram 80 milímetros de água na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, que transbordou e travou o trânsito do Rio.

O especialista destacou que a estrutura que funciona sob os nossos pés, no subterrâneo do Rio, precisa estar funcionando perfeitamente para evitar que bolsões d’água e alagamentos se espalhem pelas ruas.

“Existe a cidade que a gente conhece, que tem calçadas, casas, prédios, e tem a cidade subterrânea, que é de infraestrutura. E uma delas é a hídrica. São canos de concreto, de ferro, que são colocados debaixo da cidade. As duas cidades precisam de manutenção sistemática. E a cidade de baixo precisa ser revisitada e trocados os canos não quando quebram, mas quando termina a sua vida útil”, contou Canedo.

Ele contou que desentupir os bueiros é importante, pois não deve ter lixo em abundância nas ruas. Porém, a falta de manutenção faz com que esse lixo fique preso e se acumule nos canos da cidade, formando uma espécie de “rolha” que acaba por impedir a passagem da água.

“O cano é de concreto. Esse concreto é armado, tem ‘ferrinhos’. Com o passar do tempo, esse ferrinho enferruja, quebra e cai dentro do cano. Cheio de ferros pontudos para dentro. Essa armadilha é fatal. Nesse ferro prende um plástico, depois outro e vai entupindo”, revelou Canedo.

Para limpeza de fossa, limpeza de canos, limpeza de tubulações e canos, ligue para a Desentupidora Curitiba e evite problemas na rede de esgoto! Desentupidora Curitiba (41) 3082-8283

Pneu é alternativa barata e ecológica na construção de fossas sépticas

Inovação foi proposta por professores e alunos do curso de engenharia civil; protótipo será construído nesta semana

Aproximadamente 20% dos imóveis em Campo Grande ainda não estão ligados à rede de esgoto e os donos não têm opção senão usar fossas sépticas. O problema é que se construídas da forma errada, elas contaminam os lençóis freáticos. Além disso, muitas pessoas não têm condições de arcar com os custos para executar o serviço do jeito certo e com ajuda especializada.

Está em andamento um projeto que promete dar uma solução barata e ecologicamente correta a esse dilema usando pneus e um sistema de filtragem dos resíduos usando pedra brita.

Resumidamente, a borracha substitui a alvenaria, fornecendo a vedação para que o solo não seja afetado. Fora isso, o sistema é parecido com aquele usado na maioria das casas, fazendo a água passar por vários buracos antes de ser dispensada. A ideia veio de um grupo de alunos da Uniderp orientados pelo professor mestre em engenharia de estruturas Camilo Mizumoto.

Segundo ele, a profundidade de cada compartimento depende de quantas pessoas vão usar o sistema, aproximadamente um pneu e meio para cada morador.

“O pneu a ser utilizado não pode ser de carro, pois é muito estreito. Tem que ser pelo menos de caminhão por conta do volume de água que irá receber. Eles são empilhados e fixados com parafuso e selados entre eles com silicone ou poliuretano”, explica.

No esquema abaixo é possível ter uma ideia de como funciona. A água com os dejetos cai no primeiro buraco. Um processo de sedimentação faz com que as fezes sejam depositadas no fundo, enquanto o líquido vai se acumulando até atingir a altura do cano que a joga para o segundo compartimento.

Ali ela passa entre as pedras para conseguir chegar ao nível de cair para a terceira fossa, onde é dispensada com ajuda de buracos nos pneus e passando novamente pela brita.

“Quando se fala em fossas ecológicas existe a exigência de um processo de descontaminação. Isso já existe dentro da engenharia e nós inserimos a ideia do pneu para ser usada como uma iniciativa prática, para ficar mais dinâmico para as pessoas avaliarem, já que a borracha tem alta durabilidade e resiste muito tempo inclusive à abrasão por agentes químicos”, diz Mizumoto.

Solução – Fernando Garayo, coordenador de meio-ambiente da Águas Guariroba, afirma que a maioria das residências que usam fossas sépticas não a constroem da maneira correta, com mais de um compartimento.

“Para se ter uma ideia, a fossa tem uma eficiência em torno de 70%. Ainda não é ideal, mas já é alguma coisa. Na chamada fossa negra, onde simplesmente se abre um buraco para jogar os dejetos, não há esse tratamento e o material infiltra no solo e acaba poluindo os lençóis freáticos e consequentemente os rios, fora o perigo de o vizinho usar poço artesiano.

Além disso, existe o problema das chamadas ligações factíveis, que são as residências onde o esgoto passa na frente do imóvel, mas o dono não faz a ligação, o que seria obrigatório. O ideal para quem não está conectado, segundo ele, seria contar com a ajuda de profissionais da engenharia na hora de construir o sistema.

“Muitas vezes falta informação. Hoje em dia qualquer engenheiro ambiental ou civil consegue projetar fossa para residência e no mercado têm soluções pré-moldadas que garantem o mínimo de eficiência”, comenta o diretor de meio-ambiente.

A Desentupidora Curitiba realiza serviços de limpa fossa curitiba e limpeza de fossas em curitiba. Ligue já: (41) 3082-8283

Fonte

Conheça a fossa séptica biodigestora, tecnologia de saneamento rural

Cerca de 30 milhões de habitantes brasileiros vivem em área rural. E, de acordo com pesquisas, apenas 22% têm acesso a serviços adequados de saneamento básico. Levando estes dados em consideração, a Embrapa desenvolveu a fossa séptica biodigestora, que serve para tratar o esgoto do vaso sanitário das residências rurais.

Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural desta quinta-feira (22) entrevista Carlos Renato Marmo, supervisor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação. Segundo ele, o hábito na área rural é cavar um buraco e jogar o esgoto. Porém, a medida acaba contaminando o poço, os mananciais e as nescentes.

“Por ter propriedades muito dispersas, as pessoas têm a sensação que não tem problema, mas tem problema sim. Têm muitas residências rurais com índice de doenças, diarreias e hepatite, que são transmitidas pela falta de saneamento. Os habitantes da área rural estão mais suscetíveis ”, ressalta.

Carlos chama atenção para a necessidade de se investir em saneamento, já que o custo é muito baixo em relação ao benefício. “A doença sai mais caro que a tecnologia”, alerta.

A fossa séptica, após montagem, se resume na aplicação de esterco bovino seco, uma vez por mês, que reage com o esgoto humano, digerindo toda matéria sólida.

A Desentupidora Curitiba realiza serviços de limpeza de fossa e limpa fossa Curitiba. Ligue: (41) 3082-8283

Fonte

Sinais de que a fossa séptica está sobrecarregada

São muitos os casos em que é subestimada a importância da limpeza de fossa séptica e o pior acaba acontecendo. Nestas situações, não necessariamente a fossa já entupiu, mas há um indicativo de que está prestes a acontecer. É bom ficar atento a algumas questões:

  • Já se passou mais de um ano do último serviço de manutenção;
  • Existe a possibilidade de raízes de árvores estarem causando danos no subsolo e, por conseguinte, na fossa;
  • O gramado, principalmente na parte lateral, está com mau cheiro;
  • O fluxo de utilização da fossa aumentou muito desde a última manutenção;
  • Jardim molhado mesmo com ausência de período chuvoso.

Nesse sentido, contratar uma empresa que faça um serviço sério e de qualidade é fundamental, uma vez que os prejuízos de uma fossa entupida são altos e podem se alastrar. Alguns quesitos devem ser cumpridos pela desentupidora.

Atualmente, existem legislações específicas, em âmbito federal, estadual e municipal. Cada prestadora de serviço deve obedecer a esses parâmetros legais, a fim de garantir a lisura do serviço, o comprometimento com o meio ambiente e a garantia de qualidade ao cliente.

Adicionalmente, é fundamental que a desentupidora seja equipada com maquinários modernos e que os profissionais sejam experientes e capacitados. Um serviço mal feito pode gerar efeitos em cascata, capazes de prejudicar toda a rede do local.

As técnicas indicadas nesse serviço são as de limpeza de fossa por sucção ou por hidrojateamento. Na primeira, é utilizado um caminhão a vácuo como instrumento principal. Inicialmente, uma mangueira faz a limpeza. Em seguida, os detritos são sugados, armazenados e transportados até um local adequado para remoção, onde não há risco de contaminações ao meio ambiente e à saúde da população.

A Desentupidora Curitiba efetua diversos trabalhos de desentupimento, entre os quais a limpeza de fossa. Está de acordo com todas as legislações e realiza o descarte dos resíduos em locais próprios, sem causar danos ao meio ambiente. Ligue para a Desentupidora Curitiba: (41) 3082-8283

 

A importância da manutenção preventiva da limpeza de fossa

As atividades relacionadas à atuação das desentupidoras cresceram mesmo nos últimos anos de crise da economia brasileira. Isso aconteceu em função da importância dos seus serviços, indispensáveis na vida cotidiana doméstica e industrial.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), inclusive, problemas com saneamento podem trazer prejuízos à produtividade nas empresas. Além disso, é claro, o valor do imóvel é prejudicado na ausência de condições básicas.

Apesar de acontecer em residências, uma condição que acomete notadamente o ambiente industrial é o de entupimento de fossa. Quando isso acontece, prejudica todo o tratamento de esgoto, comprometendo a saúde de todos.

O que são as fossas sépticas?

A fossa séptica nada mais é do que um sistema de tratamento do esgoto. Elas recebem, principalmente em ambiente empresarial, um volume alto de resíduos. No entanto, a fonte também pode ser doméstica, onde também deve haver um grande cuidado de manutenção preventiva.

A finalidade das fossas é a de funcionar como se fosse uma primeira etapa no tratamento dos dejetos. Uma vez que os resíduos cheguem nelas, haverá uma separação simples entre aquilo que é sólido e o que é líquido.

Segundo definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), existem três tipos de fossas. São elas a de câmara única, a de câmaras sobrepostas e a de câmaras em série. A sua instalação deve ser feita de acordo com a norma NBR-7229.

Entenda a limpeza de fossa

Por conseguinte, assim como todos os demais serviços e utilitários que servem no tratamento de água e esgoto, é usual haver entupimento, algo até esperado. Isso ocorre em função do volume de resíduos que a fossa recebe.

Para evitar que haja o entupimento, o mais indicado são as manutenções preventivas. Uma vez que é difícil saber o que se passa na fossa sem um trabalho especializado, contrata-se o serviço de desentupidoras, capacitadas com pessoal técnico e maquinário capazes de efetuar uma avaliação do local.

Quando a fossa conta com serviços de manutenção periódicos e está em bom estado, os benefícios acabam sendo levados a todo ramal a que ela está ligada. Isso porque quando há entupimento num local, é comum que no resto ocorra o mesmo, deixando o serviço mais complexo e mais custoso. Resume-se, ademais, os principais benefícios da limpeza de fossa:

  • Evitar o mau cheiro
  • Prevenir a chegada de insetos (como moscas, principalmente)
  • Impedir a contaminação da água e do solo
  • Evitar doenças
  • Prevenir problemas mais graves na tubulação e no ramal
  • Evitar que o serviço se torne mais difícil e mais caro

Agora você não precisa mais se preocupar com problemas de fossa entupida, ligue para a Desentupidora Curitiba América e agende sua visita. Orçamento grátis: (41) 3082-8283

 

Preço limpeza de fossa Curitiba

A Desentupidora Curitiba América possui toda a estrutura profissional para atendê-lo da forma mais satisfatória. Atendemos 24 horas por dia.  Sempre que precisar a Desentupidora Curitiba estará pronta para solucionar os problemas de entupimento,

O Valor de desentupimento Curitiba pode variar de desentupidora para desentupidora. Hoje em dia, uma Desentupidora pode cobrar o valor total pelo serviço, definindo o preço de acordo somente com o serviço que se é prestado. Outras desentupidoras preferem definir o valor pelo serviço, e também, por metro, pois muitas vezes o esgoto a ser desentupido é bem grande.

Orçamento de Desentupidora Curitiba 24 horas ligue: (41) 3082-8283

ou

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a Desentupidora Curitiba:

Como funcionam ralos e caixas sifonadas

Os ralos e as caixas sifonadas tem como função conectar os ramais de descarga (águas servidas) aos ramais de esgoto, ou ainda para a coleta de águas de piso (no caso dos ralos).

Utilizados em áreas de serviços, banheiros, terraços e outros pontos onde a agua precisa ser escoada.
Eles podem variar bastante na forma e no tamanho embora cumpram sempre a mesma função, dirigir as aguas usadas para o sistema de esgoto.

Apesar de serem utilizados por todas as pessoas, seu funcionamento extremamente simples pode ser desconhecido por alguns.

O ralo sifonado por exemplo, é um ralo que não deixa que o cheiro da fossa retorne ao ambiente em que ele se encontra.
Para que funcione bem tem de haver no fundo dele um tanto de água (permanentemente) que tape a boca do cano que esta indo para a fossa. Assim os odores não conseguem passar por esta água.

Em caso de entupimento de ralos conte com a Desentupidora Curitiba América! Atendimento para diversos bairros em Curitiba: Desentupidora Abranches Desentupidora Agua Verde Desentupidora Ahu Desentupidora Alto Boqueirão Desentupidora Alto da Gloria Desentupidora Alto da XV Desentupidora Atuba Desentupidora Augusta Desentupidora Bacacheri Desentupidora Bairro Alto Desentupidora Barreirinha Desentupidora Batel Desentupidora Bigorrilho Desentupidora Bom Retiro Desentupidora Boqueirão Desentupidora Butiatuvinha Desentupidora Cachoeira Desentupidora Campina do Siqueira Desentupidora Campo Comprido

Aonde Deve Ficar uma Fossa Séptica

As fossa sépticas não devem ficar muito perto das moradias, já que podem apresentar mau cheiro. Também não é aconselhável que fiquem muito longe, já que exigiria tubulações muito longas.

Seus efluentes precisam ser infiltrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar os riscos de contaminação. No entanto, se forem fundas demais acabam sendo pouco econômicas, por conta do caimento da tubulação.

O ideal é que sejam construídas na altura lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. A distância recomendada é de 6 metros.

Devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo, a 30m de distância), para evitar contaminações, no caso de um eventual vazamento.

A manutenção e limpeza das fossas sépticas é feita por empresas de desentupimento. Para serviços de desentupidora curitiba, conte com a Desentupidora Curitiba América! Ligue já: (41) 3082-8283

Entupimento na caixa de gordura: o que fazer?

A caixa de gordura é um componente do sistema de esgoto, que deve ser instalada na saída de água da pia e de máquinas de lavar louças. Sua função é reter a gordura antes que esse resíduo vá para a tubulação e caia na rede pública, administrada pela concessionária de água e esgoto.

A caixa é um equipamento que funciona como um filtro. Sua instalação é obrigatória em quase todos os municípios, sendo disciplinada através de leis municipais, e com sua construção disciplinada através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A gordura é possível de ser retida porque não se mistura com a água. Enquanto a gordura fica depositada na parte superior, a água passa por baixo e pode ir direto para a rede pública.

O custo benefício de uma caixa de gordura é muito bom para o consumidor. Em uma loja em Brasília, uma com capacidade de 18 litros custa em torno de R$ 150.

Ela pode ser de PVC, concreto, fibra de vidro ou alvenaria. Instale-a em local facilmente acessível, verifique se ela está bem vedada e possui tampa removível para facilitar a limpeza.

Dicas de Manutenção na caixa de gordura
O estado de conservação da caixa de gordura deve ser verificado a cada 30 dias. Caso seja feita limpeza frequente de materiais muito gordurosos na pia, como óleos de frituras, a inspeção deve ser realizada com periodicidade maior.

Para que seja feita a limpeza de caixa, deve-se desligar a torneira da pia e não utilizar o lava-louças. Vista avental e luva, para sua proteção. Raspe a gordura e retire-a com uma pá ou até mesmo com uma peneira, que depois deve ser inutilizada. Recolha o material e coloque-o em um saco plástico que seja resistente. Após, descarte-o no lixo comum.

A manutenção preventiva normalmente custa muito menos do que o desentupimento, que irá ocorrer mais cedo ou mais tarde, caso a limpeza periódica não seja realizada. Para isso, conte com a Desentupidora América! Ligue para (41) 3082-8283 para serviços de limpeza na caixa de gordura, limpa fossa, desentupimento de vaso saniário, desentupimento em Curitiba.

Desentupidora 24 horas Curitiba

A empresa Desentupidora América tem atendimento com plantão 24 horas para todos as atividades que a empresa oferece.

Desentupidora 24 horas, Caça Vazamento 24 horas, Encanador 24 horas, Limpeza de fossa 24 horas. Atendimento em Curitiba e região metropolitana. A empresa Desentupidora América 24 horas Curitiba atende aos sabados, domingos e feriados com a visita e orçamento totalmente gratuito.

Facilitamos pagamento: Cheque, boleto ,transferência bancária, depósito, descontos à vista com pagamento em dinheiro.

Temos compromisso com o cliente. A média de tempo para visita emergencial é de 30 minutos a 1 hora depende de quão longe o técnico mais próximo encontra-se e o transito para chegar até o local.

Contamos 2 equipes apenas para serviços emergenciais.

Ligue agora e confira os preços e orçamentos da Desentupidora Curitiba América. Contato: (41) 3082-8283

Whatsapp Empresarial: 41 9 9608-6365

e-mail: desentupidoraamerica@hotmail.com

1 2