Conheça a fossa séptica biodigestora, tecnologia de saneamento rural

Cerca de 30 milhões de habitantes brasileiros vivem em área rural. E, de acordo com pesquisas, apenas 22% têm acesso a serviços adequados de saneamento básico. Levando estes dados em consideração, a Embrapa desenvolveu a fossa séptica biodigestora, que serve para tratar o esgoto do vaso sanitário das residências rurais.

Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural desta quinta-feira (22) entrevista Carlos Renato Marmo, supervisor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação. Segundo ele, o hábito na área rural é cavar um buraco e jogar o esgoto. Porém, a medida acaba contaminando o poço, os mananciais e as nescentes.

“Por ter propriedades muito dispersas, as pessoas têm a sensação que não tem problema, mas tem problema sim. Têm muitas residências rurais com índice de doenças, diarreias e hepatite, que são transmitidas pela falta de saneamento. Os habitantes da área rural estão mais suscetíveis ”, ressalta.

Carlos chama atenção para a necessidade de se investir em saneamento, já que o custo é muito baixo em relação ao benefício. “A doença sai mais caro que a tecnologia”, alerta.

A fossa séptica, após montagem, se resume na aplicação de esterco bovino seco, uma vez por mês, que reage com o esgoto humano, digerindo toda matéria sólida.

A Desentupidora Curitiba realiza serviços de limpeza de fossa e limpa fossa Curitiba. Ligue: (41) 3082-8283

Fonte

O que é água pluvial?

Água pluvial é a água provinda das chuvas, que é colectada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais e que pode ter tubulações próprias (sendo chamado, neste caso, de sistema separador absoluto, sendo posteriormente lançadas nos cursos d’água, lagos, lagoas, baías ou no mar).

  • As águas pluviais não podem se juntar ao esgoto doméstico na tubulação destinada a este, antes que o mesmo passe por um tratamento.
  • Galeria pluvial é o sistema de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento de água pluvial coletada pelas bocas coletoras.
  • A água de chuva que escorre pelo telhado, pela calha e pelos ralos tem que seguir para os bueiros nas ruas, onde estão as galerias pluviais. Ela será naturalmente levada para os rios e córregos.
  • Já o esgoto do banheiro, lavanderia, cozinha e lavabo vai para a rede coletora, embaixo da terra, e depois para a estação de tratamento.
Para evitar graves consequências, a água de chuva e o esgoto devem ser separados e escoados em diferentes tubulações.

 As consequências são ruins:
  • a rede coletora de esgoto entope;
  • o esgoto volta pelos ralos e invade a casa ou prédio;
  • a parte baixa do imóvel alaga;
  • surgem o mau cheiro e a sujeira, aumentando o risco de doenças;
  • as tubulações podem romper, dentro de casa ou na rua.

Uma galeria de condução de águas pluviais requer uma manutenção intensa. A Desentupidora América realiza toda a parte de limpeza de caixa de água pluvial, desentupimento de redes de águas pluviais e manutenção de galerias de águas pluviais em Curitiba e Região. Ligue agora: (41) 3082-8283

Águas Pluviais

Desentupimento de água pluvial – Desentupimento de água de chuva – Desentupidora Curitiba
Fazemos toda limpeza e com garantia e qualidade.
Água pluvial é a água que vem das chuvas, que é coletada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas águas pluviais ou esgotos pluviais e que pode ter tubulações próprias.
O destino das águas pluviais pode ser:
-Disposição no terreno, com o cuidado para não haver erosão, usando para isso leito de pedras no local de impacto;
-Disposição na sarjeta da rua ou por tubulação enterrada sob o passeio, pelo sistema público, as águas pluviais chegam até um córrego ou rio;
-Cisterna (reservatório inferior) de acumulação de água, para uso posterior.
As águas pluviais podem ainda juntar-se ao esgoto doméstico na tubulação destinada a este..

A Desentupidora América em Curitiba e região, atende 24 horas, domingos e feriados.
Oferecemos melhor serviço, menor preço (cobrimos qualquer orçamento) e visita gratuita.
Ligue já e agende uma visita com um de nossos profissionais, são ageis e garantimos serviço completo e seguro para você, sua empresa ou local.
Atendimento: (41) 3082-8283