Como Desentupir uma Privada Passo-a-Passo

postado em: Atendimento Geral | 0

1 – Evite que o vaso transborde. Caso a descarga não desça corretamente na primeira tentativa, não dê outra descarga, pois você fará com que mais água seja bombeada para o vaso sanitário. Abra a tampa do tanque e feche a comporta de vedação para evitar a entrada de mais água.

  • A comporta se parece com uma tampa de ralo presa em uma corrente.
  • A água dentro do tanque não é suja. Não há problema em colocar a mão dentro dela para fechar a comporta.

2 – Prepare o banheiro. Como os respingos de água podem voar durante o desentupimento, é uma boa ideia espalhar folhas de jornal no chão para facilitar a limpeza mais tarde. Abra a janela para minimizar o odor forte.

  • Se o entupimento for grave, coloque luvas de borracha nas mãos. Os vasos sanitários são sujos e é preciso se proteger dos germes. Escolha luvas que cheguem até os cotovelos para proteção extra.
  • Vista uma roupa velha para caso a situação fique cabeluda. Assim, você não corre o risco de sujar uma roupa novinha.

3 – Tente remover a desobstrução. Se conseguir ver a causa do entupimento, coloque a mão e remova-a do vaso sanitário. Se não conseguir resolver o problema com as mãos, mas sabe que há um objeto (como um brinquedo infantil) dentro do vaso causando o entupimento, experimente outro método.


4 – Use um desentupidor de qualidade. Dê preferência para um desentupidor grande, pesado e de borracha, com aba dobrada que ajude a formar uma vedação. Se possível, evite os desentupidores baratos com formato de copo de sucção, pois eles não costumam funcionar tão bem.

  • Se o desentupidor não formar uma vedação, experimente enrolar um pano de chão ao redor dele para controlar os vazamentos.
  • Coloque o desentupidor sob água quente corrente antes de utilizá-lo. Assim, a borracha ficará mais maleável e ajudará na vedação.

5 – Coloque o desentupidor no vaso. A ideia é que ele cubra completamente o buraco do vaso e fique submerso para funcionar. O desentupidor funciona empurrando água para dentro do buraco do vaso, não ar. Adicione mais água ao vaso, se necessário.

  • Bombeie o desentupidor sobre o buraco. Comece devagar, pois no começo o desentupidor vai empurrar um pouco de ar para dentro do vaso. Empurre e puxe para mexer a obstrução e soltá-la. Continue com movimentos de vaivém até que a água comece a descer. Em alguns casos, podem ser precisos de 15 a 20 minutos de movimentos.[2] Tenha paciência: desde que tenha certeza de que não há nenhum objeto rígido preso, o desentupidor deve ser suficiente. Ele pode não funcionar imediatamente, mas basta insistir.

6 – Dê a descarga e veja se a água está descendo. Se o vaso sanitário se esvaziar com os movimentos do desentupidor, mas a descarga continuar levemente obstruída, encha o vaso com água e repita novamente o processo. Pode ser preciso tentar várias vezes para se ter sucesso.

 

Você procura soluções mais rápidas? Ligue agora para a Desentupidora América! (41) 3082-8283 – Desentupidora 24 horas Curitiba e Região metropolitana. Atendemos residências, comércios e indústrias!